Setor minerário busca mais qualificação de engenheiros para atender novo padrão global

por Tasso Gabriel Miranda em 07/Aug/2020
Setor minerário busca mais qualificação de engenheiros para atender novo padrão global

   O setor minerário está buscando mais engenheiros qualificados para conseguir atender os novos e rígidos padrões globais de segurança para barragens de rejeitos, os quais foram elaborados buscando evitar as catástrofes, como as ocorridas nos últimos anos.

   'A maioria das empresas está percebendo que há uma lacuna de qualificação, porque os profissionais sênior estão saindo e não há jovens suficientes chegando', disse a professora de engenharia Priscilla Nelson, que está elaborando um novo programa de rejeitos na Colorado School of Mines.

   Segundo especialistas as mineradoras não deram a importância necessária para o gerenciamento de rejeitos, em virtude do pouco prestígio associado ao trabalho em remotas instalações de resíduos minerais, onde engenheiros analisam a consistência da lama e verificam a integridade da estrutura.

   Em junho, a Reuters apresentou em detalhes o padrão que International Council on Mining & Metals (ICMM) disse que será cumprido por seus membros de três a cinco anos, dependendo da classificação de risco das barragens. O padrão não é obrigatório, mas o painel acredita que as mineradoras vão adotá-lo.

   O presidente-executivo do ICMM, Tom Butler, disse que membros que 'não cumprirem de forma consistente” o novo padrão, poderão ser expulsos do conselho. “Queremos ver toda empresa que possui uma instalação de rejeitos adotando o padrão', afirmou.

   'Há uma falta de recursos na indústria da mineração para gerenciar os rejeitos', disse John Howchin, secretário-geral do Conselho de Ética dos Fundos Nacionais de Pensão da Suécia, que ajudou na criação do padrão.

 

   Para ler a reportagem completa acesse o link: https://www.moneytimes.com.br/mineradoras-precisam-de-mais-engenheiros-qualificados-para-atender-padrao-de-seguranca/

Para conhecer mais sobre a ICMM – International Council on Mining & Metals acesse: https://www.icmm.com/en-gb/about-us

 

   Convidamos-lhes a seguir a BNA Mining Solutions, em nossas redes socias:

   https://www.instagram.com/bna_mining_solutions/ ;

   https://www.youtube.com/channel/UCPFzHYnfgceXa5WmahesRBA ;

   https://www.facebook.com/bnaminingsolutions/ ;

   https://www.linkedin.com/company/bna-consultoria-e-sistemas-ltda./?originalSubdomain=br

 

   Abraços!

   Equipe BNA Mining Solutions!




Tasso Gabriel Miranda

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

BNA Consultoria

by nerit