Sequenciamento de lavra

por Lucas Barrote - 26/10
Sequenciamento de lavra

A análise da viabilidade econômica de um projeto é importante para decidir sobre a implementação de um empreendimento mineral. Toda análise econômica mineral depende diretamente da quantidade de mineral lavrado e de quando este mineral será lavrado(HUSTRULID & KUCHTA, 1995).

O Sequenciamento de Lavra é um dos procedimentos mais importantes quando se fala sobre Planejamento de Lavra, ele é responsável por determinar qual material, qual a quantidade e em qual período será lavrado. Estas são variáveis que influenciam de forma proeminente  o fluxo de caixa e consequentemente a viabilidade econômica do projeto, o que define seu sucesso ou fracasso.

Uma metodologia inicialmente proposta por Lerchs-Grossmann, tem como função a definição da quantidade de material a ser lavrado sem levar em consideração o período em que será executada essa atividade bem como as restrições operacionais inerentes ao processo.

A capacidade de alimentação da planta de beneficiamento é limitada pelo sequenciamento de lavra e o sucesso financeiro do empreendimento é o resultado da programação de produção da usina de beneficiamento .Para um correto planejamento da produção é necessário considerar a taxa de desconto financeiro adequado ao período de operação. Outro importante aspecto a ser observado é a aderência entre a programação da produção e a viabilidade operacional do planejamento. Restrições operacionais estão relacionadas a tamanho mínimo de praça de trabalho para equipamentos, número de níveis em que as etapas de produção serão realizadas, regiões de restrição operacional, razão entre as quantidades de estéril e minério, limite de contaminantes, alocação dos equipamentos, etc.(HARTMAN, 1987).

 

Araços,

Equipe BNA Mining Solutions

 

Nos siga em nossas redes sociais:

Instagram/BNA

LinkedIn/BNA

Facebook/BNA

Youtube/BNA

Lucas Barrote

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

BNA Consultoria

by nerit