Resíduo Industrial na Mineração!

por Tasso Gabriel Miranda em 08/Jul/2020
Resíduo Industrial na Mineração!

   Na Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei n° 6.938 de 31/08/1981), encontra-se o princípio do “poluidor-pagador”, o que significa que “cada gerador é responsável pela manipulação e destino final de seu resíduo”. O resíduo industrial é bastante variado, podendo ser representado por cinzas, lodos, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papel madeira, fibras, borracha, metal, escórias, vidros, cerâmica além de resíduos tóxicos, que necessitam de tratamento especial pelo seu potencial envenenamento (SILVA, 2008).

   O principal produto mineral exportado pelo Brasil é o Minério de Ferro e seus concentrados. No período de janeiro a dezembro de 2019 o principal destino foi a China. Essa exportação gerou uma receita de aproximadamente US$ 22,18 bilhões, que representou 9,9% do total de exportações brasileiras, sendo a Hematita o principal minério de ferro encontrado no Brasil e sua exploração para a indústria gera diversos resíduos líquidos, sólidos e lama.

   Os resíduos líquidos da mineração podem surgir da água utilizada nas diferentes etapas de beneficiamento do minério e da formação de emulsões aquosas com origem nas diversas etapas de lavagem de pátios e equipamentos, o principal problema associado a esse resíduo é a contaminação de cursos de água e lençóis freáticos.

   Os resíduos sólidos, principalmente arenosos, são obtidos em ordem de milhares de toneladas por dia, já os conhecido como lama, originam-se das etapas de fragmentação e concentração do minério e é composta por partículas finas e ultrafinas de minério de ferro e sílica, gerando grandes quantidades de resíduo argiloso, que é armazenado em barragens.

   Portanto, cabe a cada mineradora seguir o princípio do “poluidor-pagador”, e destinar o fim correto de cada tipo de resíduo, seja o tratamento, a reciclagem ou a armazenagem de forma correta a evitar danos ambientais.

Referências

da Silva, A.P.M., Viana, J.P e Cavalcante, A.L.B. Resíduos Sólidos da Atividade de Mineração. Disponível em http://www.cidadessustentaveis.org.br/sites/defaut/files/arquivos/11_residuos_solidos_da_mineracao.pdf.2011.

   Convidamos-lhes a seguir a BNA Mining Solutions, em nossas redes socias:

   https://www.instagram.com/bna_mining_solutions/ ;

   https://www.youtube.com/channel/UCPFzHYnfgceXa5WmahesRBA ;

   https://www.facebook.com/bnaminingsolutions/ ;

   https://www.linkedin.com/company/bna-consultoria-e-sistemas-ltda./?originalSubdomain=br

 

   Abraços!

   Equipe BNA Mining Solutions!

Tasso Gabriel Miranda

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

BNA Consultoria

by nerit