Os Minerais do grupo de Terras Raras (ETRs) são chaves estratégicas para uma Energia limpa e veículos elétricos.

por Tasso Gabriel Miranda em 10/May/2021
Os Minerais do grupo de Terras Raras (ETRs) são chaves estratégicas para uma Energia limpa e veículos elétricos.

Considerados minerais estratégicos os minerais denominados terras raras, assim como o lítio, boreto, grafita, e potássio, vêm recebendo, da parte do governo federal, a partir de políticas desenvolvidas pela Secretaria de Geologia, Mineração e Recursos Minerais, um grande incentivo para novas pesquisas, com o objetivo de ampliar a capacidade produtiva do Brasil desses minerais. “Devido aos preços extremamente altos, a busca por depósitos de terras raras no Brasil está em franca ascensão”, explica Reinaldo Brito, chefe do Departamento de Recursos Minerais (Derem), da CPRM. Segundo Brito, entre as fontes potencias estão os depósitos de areias pesadas, como os de Praias de Belas no Rio de Janeiro, ou em depósitos de rochas alcalinas que geralmente produzem rocha fosfática e apresentam monazita como subproduto.

Está em curso uma corrida desenfreada para produção de commodities minerais essenciais (vitais) visando a atender novas demandas embasadas em pilares como: (i) processos que reduzem (ou eliminam) emissões de gases do efeito estufa, (ii) tratamento e disposição de resíduos industriais (inclui-se rejeitos de mineração, lixos urbanos) e (iii) engajamento com as comunidades e organizações afetadas pela atividade industrial. Em outras palavras, pode-se dizer que esses são alguns dos desafios a serem enfrentados por toda a cadeia produtiva do setor mineral sob novos paradigmas de sustentabilidade.

Produzir “energia limpa”, por exemplo, só é possível com a utilização de recursos minerais não renováveis e estes têm presença relevante na produção de turbinas eólicas, painéis solares, veículos híbridos, veículos elétricos, aparelhos eletrônicos, etc.:

•   O uso de lítio, cobalto e níquel em cátodos produzem baterias mais eficientes em relação à capacidade de armazenamento de energia e performance;

•   Cobre é essencial para atender a todas as demandas para uso de eletricidade a partir de qualquer fonte, em razão de sua característica incomparável para conduzir corrente elétrica. Um veículo elétrico híbrido utiliza 2 vezes mais cobre do que um veículo convencional com motor a combustão e, da mesma forma, um veículo elétrico utiliza 4 vezes mais cobre;

•   Alguns elementos terras raras, neodímio em particular, entram na constituição de imãs permanentes com excepcional campo magnético, os quais são críticos para turbinas eólicas e motores de veículos elétricos.

Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Fontes: CPRM e Minérios & Minerales.

 

Abraços,

Equipe BNA Mining Solutions

Nos siga em nossas redes sociais:

Instagram/BNA

LinkedIn/BNA

Facebook/BNA

Youtube/BNA

 

 



Tasso Gabriel Miranda

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

BNA Consultoria

by nerit