Mineração industrial brasileira fecha 2020 com desempenho positivo

por Lucas Barrote - 09/02
Mineração industrial brasileira fecha 2020 com desempenho positivo

Em 2020, a mineração industrial elevou a quantia recolhida em tributos, em relação a 2019; viu o faturamento crescer, inclusive, em estados como Bahia, Goiás e Mato Grosso, além dos tradicionais produtores de minérios Pará e Minas Gerais; elevou para US$ 38 bilhões o valor previsto para investir no Brasil até 2024; aumentou o volume de produção comercializada e também o nível das exportações, especialmente em dólar; expandiu também sua contribuição para manter positivo o saldo da balança comercial brasileira; além disso, de janeiro a setembro dados oficiais mostram que o setor contratou cerca de 5 mil trabalhadores, o que gera empregos indiretos da ordem de 1 para 11 ao longo das cadeias produtivas. A variação cambial e a valorização dos preços das commodities minerais no mercado internacionais foram fortes influenciadoras do desempenho.

Os dados da #MineraçãodoBrasil foram divulgados no dia 2 pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), que reúne mineradoras responsáveis por mais de 85% da produção nacional. O IBRAM apresentou informações referentes ao 4º trimestre e também o consolidado de 2020. Clique para acessar a íntegra do trabalho.

Ainda assim o IBRAM considera que, embora o balanço do setor em 2020 tenha sido positivo, não há espaço para comemoração, afinal outros segmentos produtivos observam efeitos nocivos da crise econômica alimentada pela pandemia que, por sua vez, ainda causa transtornos e mortes entre a população. Segundo Flávio Ottoni Penido, diretor-presidente do IBRAM, “em 2020 a mineração buscou fazer sua parte para ajudar a proteger a população, prestar sua solidariedade e contribuições para movimentar a economia”.

Para saber mais, clique aqui.

 

Equipe BNA Mining Solutions

 

Nos siga em nossas redes sociais:

Instagram/BNA

LinkedIn/BNA

Facebook/BNA

Youtube/BNA

Lucas Barrote

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

BNA Consultoria

by nerit