Ferramentas espaciais do Micromine 2020.5 fecham a lacuna nas estimativas de recursos

por Lucas Barrote - 31/08
Ferramentas espaciais do Micromine 2020.5 fecham a lacuna nas estimativas de recursos

  Novas ferramentas para reduzir erros de estimativa de recursos são um recurso chave na versão mais recente do Micromine para exploração e projeto de mina 3D.

  A tecnologia agora suporta covariogramas e cokrigagem, dando aos usuários o poder de determinar e definir a tonelagem e o teor do minério de um depósito geológico, com base no modelo de bloco desenvolvido. Ele melhora significativamente as capacidades de estimativa de recursos da Micromine, que fornecem análise detalhada de recursos e relatórios, construindo ummodelo geológico e de recursos usando dados de várias fontes.

  A variografia é uma ferramenta essencial na estimativa de recursos porque permite aos geólogos obter um maior entendimento da correlação espacial entre as informações geológicas coletadas predominantemente em furos de sondagem. A nova ferramenta fornece controle mais informado do processo de interpolação usado para preencher blocos modelados entre pontos de dados reais.

  A funcionalidade de variografia do Micromine 2020.5 agora inclui novos tipos de variograma para cálculos de estimativa de recursos, incluindo Correlograma, Covariância, Madograma, Rodograma e Variograma Relativo. Ao suportar co-variogramas, o MM2020.5 oferece aos usuários mais opções para detectar anisotropia e faixas em dados ruins.

  As ferramentas de cokrigagem também estão agora disponíveis no módulo de Estimativa de Recursos da Micromine. A cokrigagem é um processo de interpolação baseado na krigagem, um método geoestatístico que prevê o valor em uma área geográfica a partir de um conjunto de medidas. Com a krigagem comum, uma variável é usada para estimar o valor em um ponto de uma região para a qual um variograma é conhecido, usando dados na vizinhança do local da estimativa.

  Os conjuntos de dados geralmente contêm uma ou mais variáveis ​​secundárias, que geralmente são espacialmente correlacionadas com a variável primária. A cokrigagem usa uma variável secundária densamente amostrada para preencher lacunas na variável primária relacionada, permitindo que duas variáveis ​​sejam combinadas em vez de apenas uma.

  A funcionalidade de cokrigagem do Micromine envolve o uso de uma variável secundária (covariável) que é correlacionada com a variável primária de interesse, produzindo um resultado mais robusto do que apenas usar a variável primária. Com a nova funcionalidade de covariograma e cokrigagem, o MM2020.5 fornece aos usuários as ferramentas de que precisam para reduzir erros de estimativa e otimizar suas operações de mineração.

 

Para saber mais novidades do Micromine, continue acompanhando o blog e as redes sociais da BNA Mining Solutions.

https://www.instagram.com/bna_mining_solutions/ ;

https://www.youtube.com/channel/UCPFzHYnfgceXa5WmahesRBA ;

https://www.facebook.com/bnaminingsolutions/ ;

https://www.linkedin.com/company/bna-consultoria-e-sistemas-ltda./?originalSubdomain=br

 

   Abraços!

   Equipe BNA Mining Solutions!




Lucas Barrote

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

BNA Consultoria

by nerit