O efeito do COVID-19 no mercado de commodities não-metálicas

por Tasso Gabriel Miranda em 03/Jun/2020
O efeito do COVID-19 no mercado de commodities não-metálicas

   Seguindo a série de post relacionados com o “O mercado de commodities minerais durante a pandemia do COVID-19, daremos destaques para o grupo dos Minerais não-metálicos, que, apesar da vasta gama de empregabilidade não recebe o mesmo destaque que o minério de ferro ou petróleo, por exemplo.

   Os bens minerais não-metálicos podem ser classificados em materiais de construção ou matérias primas de fertilizantes e minerais industriais. Os materiais de construção podem ser empregados diretamente, sem industrialização, apenas com beneficiamento na mina, como os agregados para concreto (areia, cascalho, brita), industrializados, como calcário e argila usados em cimento, argila para cerâmica vermelha, rochas ornamentais serradas e polidas, além de gesso. Uma grande parte dessa produção nacional, vem de mineradoras de pequeno porte.

   Segundo o relatório publicado pela CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, no dia 24 de abril de 2020, “O setor de Minerais não-metálicos não apresenta ter sido afetado pelas medidas de isolamento social nas semanas recentes no estado de MG”.

Figura 1- Evolução do consumo ao longo das semanas. Fonte – CCEE

 

   Como apresentado na tabela, o consumo de minerais não-metálicos apresentou um aumento significativo, para maiores detalhes segue o link para o documento elaborado pela CCEE: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiIoLOg2uXpAhV6J7kGHQ6gDH4QFjAGegQICRAB&url=https%3A%2F%2Fwww.ccee.org.br%2Fccee%2Fdocumentos%2FCCEE_654419&usg=AOvVaw2p286PDccbWYcOAStTLF11

   Convidamos-lhes a seguir a BNA Mining Solutions, em nossas redes socias:

https://www.instagram.com/bna_mining_solutions/ ;

https://www.youtube.com/channel/UCPFzHYnfgceXa5WmahesRBA ;

https://www.facebook.com/bnaminingsolutions/ ;

https://www.linkedin.com/company/bna-consultoria-e-sistemas-ltda./?originalSubdomain=br

 

Abraços!

Equipe BNA Mining Solutions!

Tasso Gabriel Miranda

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

BNA Consultoria

by nerit