Dezembro Laranja: prevenção contra o câncer de pele!

por Marrielly Ferreira em 13/Dec/2019
Dezembro Laranja: prevenção contra o câncer de pele!

As políticas de prevenção ao câncer têm adotado campanhas mensais para conscientizar a população e difundir cada vez mais o conhecimento de como podem ser tratados, diagnosticados e como identificar os sintomas dos vários tipos de câncer. Em outubro foi lançada a campanha Outubro Rosa para conscientização ao câncer de mama, em novembro foi a campanha Novembro Azul para conscientização ao câncer de próstata e no último mês do ano representado pela cor laranja, à Campanha para conscientização do câncer de pele.

A campanha Dezembro Laranja faz um alerta à população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele, uma vez que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer(INCA), é o tipo da doença mais frequente no Brasil e no mundo afetando em sua maioria a terceira idade devido a carga de exposição ao sol muito alta. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.

Os sinais da doença no corpo são:

  • Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram.
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor.
  • Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

A prevenção para esse tipo de tumor é se expor ao sol com moderação, usar sempre protetor solar - com fator adequado para cada tipo de pele -, bonés e chapéus, roupas com proteção solar, evitar exposição solar direta entre 10h e 15h e consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo são medidas que contribuem muito para não desenvolver a doença.

Essa doença é grave e se faz indispensável essa campanha para que através dela cada vez mais pessoas tomem consciência e conhecimento para um melhor tratamento.

A BNA Mining Solutions apoia a campanha e convida a todos a compartilhá-la na sua rede, faça parte dessa campanha!

Marrielly Ferreira

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

BNA Consultoria

by nerit