Padrão Global da Indústria para Gerenciamento de Rejeitos foi lançado no último dia 5

por Tasso Gabriel Miranda em 10/Aug/2020
Padrão Global da Indústria para Gerenciamento de Rejeitos foi lançado no último dia 5

   Nessa última semana foi lançado, durante um evento virtual, o Global Industry Standard on Tailings Management (O Padrão Global da Indústria para o Gerenciamento de Rejeitos), cujo objetivo é ser um padrão global a ser aplicado a instalações de rejeitos existentes e futuras, onde quer que estejam.

   A norma foi desenvolvida por meio de um processo independente, a GTR – Global Tailings Review, PNUMA – Programa de Nações Unidas para o Meio Ambiente, PRI – Princípios para Investimento Responsável e o ICMM – Conselho Internacional de Mineração e Metais, se uniram para criar esse documento após o trágico incidente com as instalações de rejeitos em Brumadinho.

   Segundo o Global Tailings Review, o padrão global aumenta significativamente as oportunidades para que a indústria mineral possa alcançar fortes resultados sociais, ambientais e técnicos. Ele eleva a responsabilidade aos mais altos níveis organizacionais e adiciona novos requisitos para supervisão independente. Esta norma também estabelece expectativas claras em relação aos requisitos globais de transparência e divulgação, ajudando a melhorar o entendimento das partes interessadas sobre as estruturas de disposição de rejeitos e as práticas de gestão.

   “Os rompimentos de barragens de rejeitos minerais no Brasil abalaram a sociedade e o setor mineral. Afinal, a mineração é feita por pessoas. Elas sentem a perda de colegas e de familiares, sofrem com a dor e clamam por esclarecimentos das causas e pela correção de rumos relacionados a essas estruturas. Sendo assim, o setor mineral iniciou uma grande transformação em seus processos, com ações de curto e de longo prazo, no Brasil com ativa participação do IBRAM”, diz o presidente do Conselho Diretor do IBRAM, Wilson Brumer.

   “É consenso nessa indústria que as vítimas e as repercussões não serão esquecidas. São alertas gravíssimos, os quais exigem que se adote, com maior ênfase, práticas voltadas a elevar a qualidade da gestão de riscos, da segurança operacional e das iniciativas sustentáveis. Estamos agindo em busca de soluções que tornem a mineração mais segura e confiável perante a sociedade, este tem sido o foco das mineradoras brasileiras com o apoio do IBRAM”, diz Flávio Penido, diretor-Presidente do IBRAM.

   Além desta ação global, o IBRAM atua em outras frentes para aperfeiçoar a segurança operacional de todos os processos industriais da mineração brasileira.

Para ler a reportagem completa acesse: http://portaldamineracao.com.br/ibram/lancado-o-padrao-global-da-industria-mineral-para-gerenciamento-de-rejeitos-da-mineracao/

   Para ter acesso ao documento da norma (o mesmo se encontra na versão traduzida para o português),completo acesse: http://portaldamineracao.com.br/wp-content/uploads/2020/08/global-tailings-standard_PT.pdf

  

 

Convidamos-lhes a seguir a BNA Mining Solutions, em nossas redes socias:

   https://www.instagram.com/bna_mining_solutions/ ;

   https://www.youtube.com/channel/UCPFzHYnfgceXa5WmahesRBA ;

   https://www.facebook.com/bnaminingsolutions/ ;

 https://www.linkedin.com/company/bna-consultoria-e-sistemas-ltda./?originalSubdomain=br

 

   Abraços!

   Equipe BNA Mining Solutions!

 

Tasso Gabriel Miranda

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

BNA Consultoria

by nerit